looooooooongotipo

Branding e Design Contemporâneo

Importância de uma marca

Artigo muito interessante escrito por Antonio Luiz M. Almeida Jr. – Diretor da Escola Superior Candido Mendes, que ajudará vocês a entender um pouco mais sobre a importância de se cuidar e criar uma marca forte para sua empresa…

De maneira simples, uma marca destina-se a auxiliar e influenciar a identificação de bens e serviços de uma determinada empresa ou agente vendedor. É através desta identificação que os consumidores exercem suas escolhas e externalizam para os diversos mercados de atuação e abrangência de uma marca, quem-é-quem no jogo empresarial. Separam-se e clarificam-se as propostas de diversos fornecedores. Deste modo, uma marca acaba por sinalizar aos consumidores a origem dos produtos e, ao mesmo tempo, protege o consumidor, bem como o fabricante, dos concorrentes que oferecem produtos que pareçam idênticos aos olhos menos atentos.

Conseguir transmitir valores e diferenciação aos consumidores é o sonho de qualquer marca. O valor de uma marca estabelecida é, parcialmente, devido ao fato de que hoje é muito mais difícil construir marcas do que há apenas algumas décadas anteriores. Os custos de propaganda são infinitamente maiores, por outro lado, a quantidade de marcas lançadas nos mercados está em freqüente expansão, provocando um acirramento da competitividade nas cabeças dos consumidores.

Com muitas opções, os consumidores desenvolvem uma tendência natural para a realização de pesquisas buscando as verdadeiras diferenças entre produtos e a perfeita adequação às suas necessidades e anseios.

Com este contexto em mente, a importância de uma marca numa empresa de varejo é altíssima. Em uma visão ampla, o que é o varejo senão a busca avassaladora pela diferenciação de marcas e produtos? As pessoas compram conceitos, ideologias e propostas que transmitam mensagens com significado, os produtos e serviços a eles associados fazem parte de um pacote que pretende ser o mais sedutor possível. É verdade inquestionável que ninguém vende nada para ninguém, as pessoas é que compram. É uma opção individual, o poder está migrando cada vez mais para as mãos do consumidor. Neste cenário, diferencie-se ou morra.

Uma marca bem-sucedida é garantia de sucesso. Para qualquer negócio, é oneroso conquistar novos consumidores e, em tese, barato manter os existentes, principalmente quando estes estão satisfeitos com a marca ou pelo menos possuem “simpatia” por ela. Deste modo, uma base instalada de consumidores tem o seu investimento calcado no passado, nas “felizes” experiências anteriores.

A lealdade dos consumidores a uma marca atua diretamente na redução da vulnerabilidade da ação da concorrência. Diferenciar uma oferta a tal ponto, construindo e desenvolvendo atributos e benefícios ao seu redor que sejam considerados pelos consumidores como inconfundíveis, imprescindíveis e impermutáveis é a meta a ser alcançada por qualquer marca.

Um consumidor leal a uma marca contribui para a redução dos custos de marketing, auxilia na alavancagem comercial, na atração de novos consumidores (a marca torna-se reconhecida e transmite segurança para os novos consumidores) e ganha-se tempo para reagir às ameaças da concorrência.

As marcas não podem ser criadas e “esquecidas” pelas organizações. Uma marca inspira cuidados extremos, constante reavaliação quanto aos níveis de satisfação dos consumidores, correto entendimento de quem são os seus consumidores e porque escolheram a sua marca. Estas e outras perguntas objetivam provocar um repensar constante da imagem e das mensagens transmitidas pelas marcas, visando o seu rejuvenescimento e ocupação efetiva da mente dos consumidores.

No setor varejista e em outros, as marcas auxiliam em todo o processo decisório dos consumidores. Quando pensamos em Hambúrguer, que marca nos vem à mente? Quando desejamos um refrigerante, que marca imediatamente povoa os nossos pensamentos? O primeiro nome que nos vem à cabeça nessas respostas representa o Top of Mind, ou melhor, uma posição especial, destacada das demais. Estes questionamentos servem para provocar mudanças de posicionamento, isto é, onde realmente pretendemos atuar e o como seremos diferentes dos outros.

Uma boa referência, conhecimento e lembrança de uma marca não tem preço. É o que permitirá a perpetuação do negócio. A preocupação com o seu desenvolvimento e constante atualização devem ser itens prioritários em qualquer negócio que almeje atingir o sucesso.

Dicas para ampliar o reconhecimento de uma marca:

  • Seja diferente, memorável
  • Envolva um Slogan ou um Jingle
  • Exposição ao Símbolo
  • Tenha assessoria de imprensa
  • Patrocine alguns eventos
  • Considere as extensões da marca
  • Use sinais (embalagens, etc.)
  • A lembrança demanda repetição
  • Pense em Bônus para lembranças dos consumidores